Gestão Humanizada em Condomínios

Gestão humanizada em Condomínio, entenda os benefícios!

A gestão humanizada tem papel fundamental na manutenção do bom relacionamento e convivência entre os condôminos.

Nesse cenário o administrador do condomínio é o responsável por implementar melhores práticas para desempenhar uma governança com tratamento humanizado.

Uma gerência com foco em atender as demandas e necessidades dos moradores da melhor forma possível, além da diminuição de conflitos trás diversos outros benefícios. Continue a leitura e descubra quais são.

 

O que é gestão humanizada?

A gestão humanizada pode ser implementada em todos os tamanhos de condomínios. Ela é uma maneira de administrar que une a satisfação dos condôminos com os interesses do edifício.

Nesse modelo de gestão há um relacionamento de respeito e valorização com os moradores e prestadores de serviços.

O principal objetivo é proporcionar um ambiente mais harmônico e gerir o condomínio com maior empatia pelas pessoas, se preocupando com o bem-estar coletivo.

 

Pilares da Humanização

A gestão humanizada tem alguns pilares fundamentais de sustentação, são etapas básicas que podem ser seguidas para que esse modelo de administração seja bem sucedido. Veja a seguir quais são:

  • Observar: Observar é fundamental para conhecer as especificidades de cada condomínio, na Manager chamamos isso de personalidade do condomínio, através da observação é possível analisar o cenário e identificar meios para fazer as modificações necessárias e implementar uma gestão humanizada de acordo com as necessidades do empreendimento.
  • Criar laços: Ter um bom relacionamento com todos os envolvidos nos processos e interesses do condomínio é fundamental na gestão humanizada. Criar uma conexão e estabelecer uma relação de confiança com todos possibilita maior abertura para conversas e resolução de problemas futuros.
  • Estar aberto a mudanças: Um condomínio é composto por diferentes tipos de pessoas com pensamentos e personalidades diferentes, é preciso estar aberto a mudanças e fazer adaptações pensando sempre no que é melhor para o coletivo. Um gestor com abordagem humanizada é acessível para rever processos e atender a todas as solicitações da melhor forma possível.

Benefícios de uma gestão humanizada para o condomínio

Uma gestão humanizada aumenta o nível de satisfação dos condôminos com a administração do prédio, evitando desgastes na relação.

Outro benefício desse tipo de gestão é tornar o ambiente mais agradável e minimizar conflitos.

Além disso, sabemos que o síndico ou a empresa administradora possui diversos papéis para desempenhar durante o período de gerência, alguns deles se forem realizados de maneira não humanizada podem gerar inúmeros conflitos e causar uma convivência desarmônica no condomínio.

Podemos citar como exemplo a tarefa de cobrar os moradores inadimplentes.

Em um modelo de gestão humanizada, o administrador busca soluções para mediar a situação de forma suave e empática, a fim de preservar o relacionamento com o devedor e receber o pagamento dos débitos o mais breve possível.

Essa prática inclusive pode evitar que a dívida tenha que ser cobrada através de processo judicial.

Outra vantagem dessa gestão é o maior engajamento e diminuição da rotatividade dos funcionários. Isso porque os colaboradores se sentem mais valorizados e respeitados, ficando satisfeitos e mais produtivos na realização dos serviços condominiais.

 

Considerações finais

É importante ressaltar que uma gestão humanizada não significa deixar de cumprir ou cobrar o cumprimento das normas pelos condôminos, mas sim conscientizar sobre a importância de cada regra para que o convívio entre todos permaneça em harmonia.

Uma gestão humanizada requer habilidades para cuidar de pessoas e administrar conflitos, confira as melhores práticas adotadas pela Manager.

 

 

 

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