Gestão humanizada em Condomínio, entenda os benefícios!
A gestão humanizada tem papel fundamental na manutenção do bom relacionamento e convivência entre os condôminos.
Nesse cenário o administrador do condomínio é o responsável por implementar melhores práticas para desempenhar uma governança com tratamento humanizado.
Uma gerência com foco em atender as demandas e necessidades dos moradores da melhor forma possível, além da diminuição de conflitos trás diversos outros benefícios. Continue a leitura e descubra quais são.
O que é gestão humanizada?
A gestão humanizada pode ser implementada em todos os tamanhos de condomínios. Ela é uma maneira de administrar que une a satisfação dos condôminos com os interesses do edifício.
Nesse modelo de gestão há um relacionamento de respeito e valorização com os moradores e prestadores de serviços.
O principal objetivo é proporcionar um ambiente mais harmônico e gerir o condomínio com maior empatia pelas pessoas, se preocupando com o bem-estar coletivo.
Pilares da Humanização
A gestão humanizada tem alguns pilares fundamentais de sustentação, são etapas básicas que podem ser seguidas para que esse modelo de administração seja bem sucedido. Veja a seguir quais são:
- Observar: Observar é fundamental para conhecer as especificidades de cada condomínio, na Manager chamamos isso de personalidade do condomínio, através da observação é possível analisar o cenário e identificar meios para fazer as modificações necessárias e implementar uma gestão humanizada de acordo com as necessidades do empreendimento.
- Criar laços: Ter um bom relacionamento com todos os envolvidos nos processos e interesses do condomínio é fundamental na gestão humanizada. Criar uma conexão e estabelecer uma relação de confiança com todos possibilita maior abertura para conversas e resolução de problemas futuros.
- Estar aberto a mudanças: Um condomínio é composto por diferentes tipos de pessoas com pensamentos e personalidades diferentes, é preciso estar aberto a mudanças e fazer adaptações pensando sempre no que é melhor para o coletivo. Um gestor com abordagem humanizada é acessível para rever processos e atender a todas as solicitações da melhor forma possível.
Benefícios de uma gestão humanizada para o condomínio
Uma gestão humanizada aumenta o nível de satisfação dos condôminos com a administração do prédio, evitando desgastes na relação.
Outro benefício desse tipo de gestão é tornar o ambiente mais agradável e minimizar conflitos.
Além disso, sabemos que o síndico ou a empresa administradora possui diversos papéis para desempenhar durante o período de gerência, alguns deles se forem realizados de maneira não humanizada podem gerar inúmeros conflitos e causar uma convivência desarmônica no condomínio.
Podemos citar como exemplo a tarefa de cobrar os moradores inadimplentes.
Em um modelo de gestão humanizada, o administrador busca soluções para mediar a situação de forma suave e empática, a fim de preservar o relacionamento com o devedor e receber o pagamento dos débitos o mais breve possível.
Essa prática inclusive pode evitar que a dívida tenha que ser cobrada através de processo judicial.
Outra vantagem dessa gestão é o maior engajamento e diminuição da rotatividade dos funcionários. Isso porque os colaboradores se sentem mais valorizados e respeitados, ficando satisfeitos e mais produtivos na realização dos serviços condominiais.
Considerações finais
É importante ressaltar que uma gestão humanizada não significa deixar de cumprir ou cobrar o cumprimento das normas pelos condôminos, mas sim conscientizar sobre a importância de cada regra para que o convívio entre todos permaneça em harmonia.
Uma gestão humanizada requer habilidades para cuidar de pessoas e administrar conflitos, confira as melhores práticas adotadas pela Manager.
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