Livros para gestão de condomínios

7 livros que ajudam na gestão condominial

Na medida em que os edifícios foram absorvendo mais moradores e houve o aumento nas estruturas de lazer e serviços, a administração condominial foi se tornando mais complexa. Com isso, veio a necessidade de atualização por parte dos síndicos e outros profissionais da área que buscam se estabelecer nessa nova realidade. Uma das formas de se fazer isso e aprimorar o seu conhecimento é por meio da leitura de livros para gestão de condomínios.

Eles abordam esse universo sob diversos aspectos, desde boas práticas até tendências atuais de gestão. Por isso, são uma ótima forma de conhecimento, pesquisa e aprendizado sobre gestão condominial!

7 livros de gestão de condomínios para você se inspirar

Para tornar a tarefa de escolher os melhores títulos mais fácil, listamos 7 obras imperdíveis para uma administração condominial de sucesso. Confira quais são elas:

1. Revolucionando o Condomínio (Rosely B. O Schwartz)

Nesse livro a autora mostra experiências e pesquisas realizadas em suas consultorias dentro de condomínios.

Há diversos tópicos que envolvem a administração condominial, o papel e desafios do síndico e a importância da participação e colaboração de todos os envolvidos para uma convivência harmoniosa, pacífica e ética.

2. A essência do líder (Warren Bennis)

A obra serve como fonte para insigths e analisa as qualidades que definem a liderança e os líderes.

Além disso, traz estratégias que podem ser aplicadas por qualquer um que exerça ou pretenda exercer a função de líder.

Entre elas está a definição particular do que é liderança, o que requer autoconhecimento e metas definidas e alcançáveis.

3. Comunicação Dirigida e Escrita na Empresa (Cleusa G. Gimenes Cesca)

A comunicação dirigida escrita é uma ferramenta essencial para um relacionamento positivo entre a administração condominial e os moradores.

Nessa obra, voltada a todos os tipos de organização, a escritora traz, entre outros assuntos, um panorama geral sobre as diversas formas de comunicação escrita e quais são as melhores práticas para cada uma delas.

4. Prática Administrativa e Jurídica do Condomínio (Adalberto de Andrade Maciel)

Esse é um livro para gestão de condomínios que, por meio de uma linguagem simples e acessível, esclarece sobre a legislação e pontos da Constituição Federal que se relacionam com a administração condominial.

Ou seja, é uma leitura fundamental para que síndicos e outros profissionais estejam bem embasados sobre direitos e deveres legais e administrativos que podem fazer a diferença em determinas situações.

5. Os Dez Mandamentos da Gestão Empresarial: Desvendando os Segredos e os Bastidores da Administração de Condomínio (Wagner Benedito Pradella)

Como o nome sugere, essa obra para gestão de condomínios apresenta os dez mandamentos de uma administração eficaz, segundo o autor. São eles:

  • Gestão Eficaz;
  • Implantações;
  • Segurança;
  • Manutenções;
  • Funcionários;
  • Regulamento;
  • Sustentabilidade;
  • Conflitos Internos;
  • Grupo de Oposição;
  • Fluxo de Despesas.

Essa é uma leitura completa para síndicos e administradoras, já que envolve todos os aspectos relacionados aos empreendimentos e a uma boa gestão.

6. Gestão de Condomínio  – Direto ao Assunto (Mário Tabosa Filho)

O autor do livro, Mário Tabosa Filho, mostra sua atuação como administrador de condomínios e a importância da transparência e objetividade das informações para uma eficiente gestão condominial.

Por apresentar um conteúdo de fácil compreensão, é indicado tanto para síndicos quanto administradores e condôminos que estejam buscando formas de melhorar a qualidade do condomínio onde vivem.

7. Ser Síndico Não é Padecer no Condomínio

Esse livro para gestão de condomínios é uma importante ferramenta para síndicos e moradores. Isso porque responde a mais de 600 perguntas e dúvidas sobre os mais diversos aspectos da rotina condominial. A obra se baseia na doutrina, legislação e jurisprudência dos tribunais do Brasil.

Esperamos que as nossas dicas de livros para gestão de condomínios ajudem você a obter novos conhecimentos e a ter insights para tomadas de decisão mais assertivas em relação à administração condominial.

Gostou? Fique por dentro também e entenda a importância das boas práticas de comunicação no condomínio. Confira.

 

Commentários (2)
Postar um comentário
Commentários (2)
  1. Eliel Quirino da Silva 12.10.2019 at 00:26

    O grande segredo em administrar um condomínio é ser humilde. Você reflete aquilo que você pratica em sua vida. Portanto precisamos diferenciar vida privada e vida pública. Se você administra um condomínio ou uma empresa em qualquer atividade, sua meta é ser transparente, como também na vida privada, sem querer levar vantagens comerciais ou financeiras, ou seja, pensar que você é mais esperto do que os outros. Sempre os princípios devem ser pela legalidade de sua ação. Vou transcrever esse texto do livro “PRINCIPIOS” de Ray Dalio:

    “Proferido por Wang Qishan, (Metas inalcançáveis são atraentes para os heróis) Pessoas capazes são aquelas que se preocupam com o futuro. Os tolos não se preocupam com nada. Se conflitos fossem resolvidos antes de se agravarem, não haveriam nenhum herói”.

    • Marcelo Mahtuk 20.10.2019 at 07:34

      Eliel, Somos relacionais e viver em um condomínio é uma excelente oportunidade para aprendermos uns com os outros, sermos melhores socialmente e principalmente melhor como indivíduos.
      Que tal incentivar rodas de leitura no seu condomínio, como um sarau.
      Abraços

Postar um comentário