VEM DESPESAS EXTRAS, CUIDE DO CAIXA
O condomínio é uma propriedade compartilhada por todos os seus moradores, sendo assim, os custos desse espaço são de todos e devem ser discutidos e rateados na taxa condominial.
De forma primária, as despesas são divididas:
- Empreendimento: São aquelas necessárias para o funcionamento e manutenção do empreendimento, mesmo que sem moradores. Em média sua representatividade é de 40%. Ex.: manutenção predial, limpeza, seguro, alvarás e documentos legais, contratos para manutenção de equipamentos, administradora, etc.
- Concessionárias: São despesas com o consumo de água, energia e gás. Sua representatividade esta relacionada ao seu consumo.
- Segurança: A insegurança de nossas cidades e a não eficiência do nosso sistema público nos impõe fazer investimentos elevados para proteger nossos lares e bens. Este é um custo bem elevado na quota condominial, perto de 30%, que em outras realidades não seriam necessárias. Ex.: mão de obra para portaria, rondas, sistemas e alarmes de segurança, seguro contra furto e roubo, etc.
- Conforto: Uma dose extra de serviços que proporcionam mais conforto e algumas regalias aos condôminos. Algumas culturas que, de forma muito vagarosa, são pressionadas pelo seu custo para serem revistas. Sua representatividade é de aproximadamente 20%. Ex.: gestão de áreas de lazer, gestão de questões comportamentais que necessitam de fiscalização interna e reforço na limpeza, coleta de lixo no andar ou entrega de correspondências e revistas de porta em porta, etc.
Como administradores, cabe a Manager gerir estas despesas conforme as expectativas dos condôminos, manifestadas de várias formas, mas principalmente nas assembleias.
Algumas despesas devem aumentar nos próximos meses, por isso, é importante estar atento ao fluxo de caixa.
No mês de outubro acontece o dissídio dos trabalhadores em edifícios e condomínios de São Paulo. A expectativa para esse ano é que o reajuste gire em torno de 5%. Já em novembro e dezembro são meses de pagar 13º aos funcionários.
Condomínios bem administrados já provisionam essas despesas mensalmente, uma vez que elas são ordinárias, porém, em virtude da crise econômica vigente no país e o aumento da inadimplência, é importante que síndicos e moradores estejam atentos à capacidade financeira do condomínio.
Pague em dia
A inadimplência dos moradores prejudica a capacidade financeira do condomínio, gerando dificuldades para cumprir prazos de pagamentos dos serviços contratados e, por consequência, gerando aumento de despesas com multas e juros, o que onera ainda mais o fluxo de caixa fragilizado.
O elevado índice de inadimplência resulta em diminuição ou readequação dos serviços prestados, ou ainda, aumento das taxas de condomínios para todos os moradores.
Bons resultados
A Manager tem conseguido bons resultados para os condomínios em que administra em relação ao índice de inadimplência.
A média da inadimplência dos condomínios administrados pela Manager é de 3,5%. No mercado, segundo levantamento realizado pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo no último mês de Julho o número de ações de cobrança por falta de pagamento da taxa condominial aumentou 4,4%. De janeiro a julho deste ano, deram entrada no Tribunal 7.470 ações, o que representa um aumento de 233,5% na comparação com o mesmo período de 2016, quando foram registrados 2.240 casos.
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