HORA DE PLANEJAR – MANAGER NO ESTADÃO
Planejamento é a palavra chave para todos que desejam alcançar metas e objetivos e também essencial para boa administração de um condomínio. Porém, engana-se quem pensa que esse é um trabalho apenas do síndico e do conselho consultivo, os condôminos também podem contribuir e muito.
O planejamento deve prever além das necessidades comuns e rotineiras, os gastos extras para reformas, adequações de áreas comuns, contratação de serviços esporádicos, 13º salário de funcionários, reserva financeira, entre outros. Vale salientar que o planejamento pode ser de curto, médio e longo prazo, que servirá como norte para o gestor atual e caso necessário, os próximos, ajudando assim a evitar obras inacabadas e a descontinuidade dos projetos.
A transparência de uma gestão passa por um planejamento bem elaborado que passará a ser válido, após a aprovação do conselho e dos condôminos em assembleia, esse um momento essencial para a contribuição de todos. Quando há o engajamento da maioria dos moradores a possibilidade uma gestão mais tranquila e satisfatória aumenta.
O planejamento é apresentado para todos os condôminos na assembleia ordinária, que geralmente, acontece no primeiro trimestre do ano, ou seja, momento importante de decisões para o seu condomínio, seu lar, e por isso, a sua participação é fundamental.
Fique atento, em breve você receberá o convite para a assembleia ordinária, participe e contribua para que o seu condomínio seja o lugar ideal para você morar.
Saiba mais sobre planejamento orçamentário na matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo com participação da Manager. Clique Aqui.
Commentários (0)