A TEMPORADA DE CHUVAS ESTÁ CHEGANDO. PREPARE O CONDOMÍNIO!

O verão está chegando e, com ele, um fenômeno natural que acontece todos os anos: a temporada de chuvas. Elas são intensas e bastante recorrentes nessa época do ano. O que também é muito comum é a ocorrência de problemas relacionados a elas no meio urbano, incluindo os condomínios.

Por isso, realizar manutenções periódicas é fundamental para que se evite prejuízos e complicações. Algumas áreas que merecem maior atenção são os telhados, as garagens, as calhas, poços e caixas de captação, passagens de água de chuva e sistemas de emergência.

Para que os condomínios não sofram com dores de cabeça relacionados às chuvas, é preciso que sua manutenção esteja em dia.

Para isso, é possível criar um calendário, por exemplo, onde conste cada área e a data em que foi realizada vistoria. Assim, ninguém é pego de surpresa e todos os condôminos sentem-se mais seguros e mais tranquilos caso ocorra um problema.

Confira o que precisa ser vistoriado:

Garagens

Para que evitar alagamentos, principalmente na garagem, é preciso verificar como estão as “bombas tipo sapo”, as quais ficam submersas e são responsáveis por escoar a água. Se estiverem com defeito, consequentemente a água sobe. Por isso, é muito importante realizar revisões e manutenções periódicas.

Para-raios

O teto dos prédios nem sempre recebe a atenção necessária. Porém, em temporadas de chuva, é muito comum que ocorram raios. E, se não houver proteção contra eles, pode haver prejuízos e até mesmo acidentes graves.

Vale lembrar que o Brasil é a região do mundo com maior incidência de descargas elétricas.

Avaliar como está o funcionamento dos para-raios por meio de empresas especializadas, que irão analisar as condições gerais do sistema e substituí-los, se necessário, pode evitar muitos problemas.

Limpeza de ralos

Inundações podem ser evitadas com uma atitude simples: a limpeza de ralos. Se eles estiverem entupidos em um dia de forte chuva, muito possivelmente haverá transtornos.

Verificar o funcionamento do gerador

Ficar sem energia elétrica durante uma chuva forte é muito comum. E, para que todos os condôminos possam ser beneficiados em um caso como esse, é importante que o gerador esteja funcionando de forma correta.

Algumas dicas, nesse caso, são evitar guardar materiais na sala do gerador, mantê-lo limpo, verificar se está abastecido, se há algum tipo de alarme de defeito em execução e certificar-se se o motor está com seu aquecimento normal.

Lâmpadas de emergência

No caso de quedas de energia, as áreas comuns do prédio podem ficar sem iluminação. Verificar o bom funcionamento das lâmpadas de emergência é uma atitude simples que garantirá o conforto dos condôminos em uma possível falta de luz.

Poda de árvores

Temporada de chuvas pode ser considerada como um sinônimo de queda de árvores. Para se evitar transtornos, como prejuízos materiais e até mesmo fatalidades, a poda de árvores pode ser fundamental.

Aquele velho ditado, “prevenir é melhor do que remediar”, é muito válido nos que diz respeito à manutenção de condomínios para a temporada de chuvas.

Basta organização, cuidado e atenção por parte do síndico e demais responsáveis. Os condôminos, certamente, agradecerão.

Commentários (0)
Postar um comentário
Commentários (0)
Postar um comentário