Zelador – O Cuidador do Condomínio
Para que um condomínio funcione bem desde a calçada, passando pela coordenação dos funcionários, até a casa das máquinas, é preciso da dedicação de um profissional que é imprescindível ao condomínio: o zelador.
O zelador é, em primeiro lugar, o intermediário entre os moradores e o síndico e também entre o condomínio e a administradora e trabalha sempre em parceria com esses dois gestores do condomínio. Faz a gestão de todos os outros profissionais do condomínio, da manutenção e uso das áreas comuns e dos equipamentos e materiais necessários para o seu funcionamento de forma preventiva e reparadora, e também do cumprimento das normas e regras necessárias para o bom convívio entre os condôminos.
O síndico tem no zelador um “braço direito” e suas decisões serão implantadas sob a coordenação desse parceiro de trabalho que gerenciará as atividades através de check-lists diários, semanais, mensais e esporádicos.
Os condôminos podem procurar o zelador para fazer as suas observações e solicitações referentes às necessidades e problemas das áreas comuns, este profissional repassará ao síndico ou à administradora que darão as orientações para solucionar a questão. Porém, os moradores não podem pedir serviços em seus apartamentos, principalmente, durante o horário de trabalho do zelador.
Como cuidador do bom funcionamento do condomínio ele também pode alertar os condôminos sobre as regras visando o bom convívio entre todos.
Qualidades de um bom zelador
Para que um zelador exerça suas diversas atividades de forma satisfatória, algumas qualidades são imprescindíveis ao profissional. Veja quais são elas:
- liderança para conseguir administrar os recursos humanos do condomínio;
- proatividade e dedicação, não se eximindo da realização de tarefas quando outros funcionários se encontram sobrecarregados;
- discrição e ética relacionados aos assuntos pessoais de moradores;
- firmeza e, ao mesmo tempo, cordialidade para lidar com assuntos cotidianos;
- conhecimentos e/ou experiência com manutenção geral.
Atribuições do cargo
Como citamos, o zelador é um profissional multitarefas, que deve atuar em diversas frentes para que um condomínio tenha pleno andamento. Veja agora algumas de suas funções:
- inspecionar diariamente sistemas de iluminação, elevadores, sistemas de segurança e de interfonia, portões e demais itens que compõe o aparato de segurança do empreendimento;
- verificar constantemente as dependências do condomínio e providenciar as devidas manutenções quando necessário;
- informar o síndico sempre que houver acontecimentos relevantes;
- supervisionar todos os serviços realizados em áreas comuns;
- zelar pela segurança de todos os envolvidos, sejam moradores, colaboradores, fornecedores ou visitantes;
- acionar a polícia e bombeiros no caso de incidentes;
- fazer a distribuição de correspondências;
- fazer cumprir regras estabelecidas na convenção e regimento interno;
- acompanhar mudanças para assegurar que as instalações do condomínio sejam preservadas;
- manter a ordem geral do empreendimento;
- liderar toda a equipe do condomínio.
Como uma administradora de condomínios pode ajudar
Assim como a administradora de condomínios pode auxiliar o síndico de forma significativa, também tem um importante papel em relação ao zelador. Isso porque os profissionais dessas empresas devem estar preparados para prestar o suporte necessário sempre que houver dúvidas e/ou solicitações sobre assuntos condominiais.
Dessa forma, o zelador pode ter mais segurança nos processos e contar com apoio especializado sempre que necessário.
Com tantas atribuições, esse profissional, com certeza, merece a atenção e respeito de todos os moradores já que é uma peça fundamental para que o seu lar, que é o seu condomínio, esteja sempre funcionando bem, limpo e oferecendo o conforto que você, sua família, e os outros condôminos desejam.
Como você viu o papel do zelador é muito importante para o condomínio e condôminos. Não tem zelador no seu condomínio e sim gerente predial? Sabe qual a diferença dos dois? Acompanhe aqui que te explicamos.
GERENTE PREDIAL X ZELADOR: QUAL É A DIFERENÇA?
*Esse texto foi postado originalmente em 27 de maio de 2014, atualizado em 19 de julho de 2019.
Commentários (0)