WhatsApp no condomínio: cuidados para não sofrer consequências jurídicas
A rede de mensagens WhatsApp trouxe uma série de benefícios como a agilidade na comunicação, a possibilidade de criar grupos que facilitam a comunicação coletiva e as chamadas gratuitas. Porém, ao criar um WhatsApp do condomínio, é preciso uma série de cuidados para que conversas indevidas não se transformem em processos judiciais.
E foi exatamente isso que aconteceu em um condomínio de São Paulo. Por meio do grupo criado para a comunicação de administradores e moradores, na época em que ocorria a disputa de duas chapas para a diretoria, dois moradores acusaram dois vizinhos, os quais eram diretores da entidade, de superfaturarem obras realizadas na portaria.
O resultado é que houve um processo aberto pelos acusados de superfaturamento, os quais alegaram danos morais. A dupla que realizou as acusações foi condenada a pagar R$15 mil de indenização, pela falta de provas que demonstrassem que a ação foi realmente realizada.
Por aí você pode ter uma ideia das consequências que o WhatsApp do condomínio pode causar se for utilizado indevidamente, não é mesmo? Então acompanhe o nosso post e saiba os cuidados a se tomar para que a rede de mensagens só traga benefícios.
Quais assuntos devem ser tratados no WhatsApp do condomínio?
Assim como a ferramenta é utilizada de forma coletiva por empresas, escolas e universidades, por exemplo, as quais criam grupos com regras pré-determinadas, o WhatsApp do condomínio deve ser criado com propósitos definidos e limitar os assuntos para que não haja problemas como o que foi citado acima. Veja algumas ações a se tomar:
Definir os objetivos do grupo
Esse é o primeiro passo a ser realizado. Afinal, se alguém decidiu criar um grupo, provavelmente já tenha um ou mais objetivos. Entre eles estão facilitar a comunicação sobre assuntos do dia a dia do condomínio, avisar sobre movimentos suspeitos e indicação e referências de fornecedores.
Outro aspecto importante é saber se o grupo será administrado pelo síndico, o qual o torna formal, ou pelos moradores, como uma ferramenta de comunicação informal.
Caso o grupo seja oficial, é importante que não seja a única forma de avisos formais e tenha a recomendação de não ser utilizados para assuntos que não digam respeito ao condomínio.
No caso de ser uma ferramenta informal, o que, aliás, é mais recomendado, vale o bom senso. Evitar questões polêmicas, assuntos aleatórios, correntes e tudo o mais que fuja dos assuntos do condomínio.
Além disso, as dicas são não reclamar de questões que podem ser discutidas em assembleia e, no caso de precisar fazer alguma denúncia, o ideal é ter provas e falar com o síndico de forma privada, a fim de evitar exposições desnecessárias e discussões que podem acabar em processos.
Diálogos particulares em mensagens privadas
Nada mais inconveniente do que duas pessoas iniciarem uma conversa particular em grupos e continuarem o diálogo até o final envolvendo todos os participantes, não é mesmo? Como sabemos, a ferramenta dá avisos toda vez em que há alguém se comunicando. E isso se torna desagradável quando não diz respeito a todos.
Portanto, no caso de comunicação entre duas ou mais pessoas, que não envolva assuntos específicos do WhatsApp do condomínio, o ideal é que essa continue por meio de mensagens privadas.
Desentendimentos devem ser levados ao síndico
Em um ambiente de uso coletivo, infelizmente é inevitável que haja discordâncias entre os envolvidos. E isso não é diferente nos condomínios! Porém, discutir de forma calorosa no WhatsApp do condomínio não é recomendado, pois além de ser considerado como prova em casos de processos, essa atitude incomoda os outros moradores.
No caso de desentendimentos o ideal é que o assunto seja levado pessoalmente ao síndico ou, ainda, que seja conversado de forma particular.
Evite o “bom dia” e o “boa noite”
Seja em grupos formais ou informais do condomínio, evite mandar mensagens de “bom dia” e “boa noite” que você possa enviar normalmente aos seus contatos íntimos. Afinal, o WhatsApp do condomínio é criado a partir de um interesse em comum e para isso deve ser direcionado.
Vídeos, fotos e imagens que estejam fora dos objetivos determinados, portanto, devem ficar de fora desse grupo.
Quais as consequências do mau uso do WhatsApp?
Brigas, discussões e acusações no WhatsApp podem gerar provas que configuram calúnia e difamação.
Além das ofensas poderem ser vistas por todos os participantes dos grupos, elas ainda são passíveis de propagação, caso haja o compartilhamento a terceiros. Portanto podem demonstrar danos morais que, consequentemente, geram indenizações que podem chegar a valores altos dependendo da ação.
É importante frisar que nem sempre somente quem briga ou acusa sofre processos. A responsabilidade pelo mau uso da ferramenta pode envolver também o administrador do grupo, aqueles que encaminham os conteúdos a terceiros e até mesmo a plataforma de mensagens.
Agora que você já sabe os cuidados e se tomar e as consequências do mau uso do WhatsApp do condomínio, pode criar grupos mais seguros e que sejam uma ferramenta vantajosa a todos os moradores e administradores.
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E aproveite e fique por dentro de quais são os deveres do síndico.
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