Tecnologia em Condomínios

Tecnologia em Condomínios: Aliado em Evolução

A era digital já chegou aos condomínios residenciais e comerciais espalhados ao redor do mundo. Por isso, cada vez mais, estão sendo incorporadas soluções tecnológicas nesse segmento capazes de modernizar a gestão de condomínios.  Usar a tecnologia em condomínios traz mais transparência e eficácia na utilização dos recursos disponíveis, além de proporcionar mais comodidade, segurança e controle para os moradores e funcionários.

Portanto, para realizar uma boa administração, é necessário recorrer às tecnologias disponíveis no mercado.

Porém, diante de tantas tecnologias, como saber qual a melhor opção? Antes de escolher, é necessário entender quais as soluções existem e o que elas têm a oferecer.

Neste artigo falaremos sobre as opções que o mercado oferece e daremos uma visão geral de como utilizar determinadas tecnologias em seu condomínio.

Boa leitura!

 

A presença da tecnologia em condomínios nas diferentes áreas

A tecnologia em condomínios é uma aliada para facilitar a vida dos moradores, funcionários e do síndico. Elas oferecem luxo, segurança e comodidade aos edifícios.

Elas devem acompanhar o estilo de vida dos moradores e as tendências do mercado, além de oferecer recursos sustentáveis.

A tecnologia é parte integrante de todas as áreas do seu condomínio e torna a vida mais fácil. Não há limite para como ele pode ser usado para ajudar a tornar a vida melhor!

Entraremos em detalhes sobre isso a seguir.

 

1 – Identificação por biometria

A biometria é uma tecnologia muito utilizada atualmente. Para os condomínios, ela oferece ainda mais segurança e praticidade nos acessos.

Muitos moradores já utilizam em suas próprias unidades as fechaduras eletrônicas que leem a biometria. Ela também é uma ótima opção para ser utilizada em condomínios que não possuem portaria.

 

2 – Aplicativos para celular

Os aplicativos são ótimas ferramentas para a administração do edifício. Eles melhoram a segurança e facilitam a vida dos moradores.

Uma das principais inovações da tecnologia em condomínios é usar os dispositivos móveis para acesso dos visitantes ou moradores. O acesso pode ser realizado através de QR code, chaveiro de proximidade e totem para acesso dos veículos.

Essas ferramentas facilitam a vida dos condôminos, pois não é necessário ficar procurando chaves ou descer do carro para acionar a portaria. Utilizando essas tecnologias, tanto os moradores quanto os funcionários estarão mais seguros.

Fora isso, os aplicativos também permitem acompanhar o recebimento de mercadorias, fazer a reserva de espaços compartilhados, entre outras funcionalidades.

 

3 – Recebimento de encomendas inteligentes com a tecnologia em condomínios

Por meio da tecnologia em condomínios, é possível adotar sistemas inteligentes para o recebimento e armazenamento de encomendas.

Armários com fechaduras eletrônicas são instalados para que os entregadores deixem as encomendas. Então, o morador é notificado do recebimento e consegue liberar a mercadoria usando o QR code.

 

4 – Internet das coisas

A internet das coisas promove mais facilidade para os síndicos, pois possibilita realizar a gestão de forma simplificada. Essas funcionalidades podem elevar os níveis de segurança do condomínio, reduzir custos e tornar as atividades mais simples de serem executadas.

Vamos conferir como a internet das coisas pode ser utilizada nos condomínios:

  • Controle de iluminação inteligente;
  • Controle de entrada;
  • Irrigação automática.

 

Essas soluções vão permitir acionar os componentes eletrônicos de forma remota, utilizando um aplicativo ou uma central de monitoramento, sendo assim, não é necessário se deslocar até o local de instalação para ligar algum equipamento.

 

Tecnologias sustentáveis em condomínios

Comentamos anteriormente que outro ponto fundamental é fornecer soluções sustentáveis, por isso, vamos ver quais opções os condomínios podem oferecer para realizar essas ações:

  • Geração de energia com painéis solares;
  • Coleta seletiva de lixo e tratamento adequado dos resíduos;
  • Reaproveitamento dos recursos hídricos, como captação da água da chuva.

 

Essas medidas causam impactos positivos para o meio ambiente e valorizam o imóvel, pois trazem vantagens para os moradores. Além de facilitar a gestão do condomínio, tornando possível identificar e utilizar os recursos disponíveis de forma adequada.

Incorporar as tecnologias no dia a dia irá proporcionar um ambiente mais conectado, atendendo as necessidades dos moradores.

 

A tecnologia na segurança do condomínio

A segurança é um fator muito analisado por quem deseja morar em um condomínio. Por isso, os administradores devem buscar soluções que diminuam o risco de assaltos e outros crimes.

Sendo assim, uma alternativa é investir em tecnologias de controle de acessos ao condomínio e sempre fazer o registro de visitantes.

Uma opção moderna e segura é a portaria virtual. Esse modelo substitui o porteiro que fica na guarita do prédio por uma equipe que estará localizada em uma central remota.

A portaria virtual registra as entradas e saídas dos visitantes através de câmeras de alta definição.

Utilizar essa tecnologia em condomínios traz mais segurança, pois evita expor os funcionários e moradores a situações de riscos e reduz os gastos, pois dispensa a contratação de pessoal para realizar o serviço.

 

A tecnologia na gestão dos espaços comuns

Alguns condomínios possuem muitos apartamentos e, consequentemente, muitos moradores. E isso torna mais difícil controlar o acesso em espaços compartilhados.

Confira tudo o que a inovação tecnológica é capaz de fazer pelos condôminos nas áreas comuns:

  • Eliminar necessidade de chaves dos espaços comuns com a portaria, liberando as portas com acesso biométrico;
  • Controle de iluminação nos ambientes, podendo desligar uma luz que alguém esqueceu acesa, por exemplo;
  • Monitoramento em tempo real das áreas comuns;
  • Sistema de emergência, possibilitando que um morador acione os demais condôminos em caso de acidentes ou invasões, por exemplo.

 

A tecnologia na administração dos condomínios

Para que a gestão corra bem, você precisa ter uma boa comunicação entre as pessoas que fazem parte do condomínio. Para obter os melhores resultados, use ferramentas para que todas as partes possam se comunicar com clareza.

Pensando nisso, vamos mencionar quais tecnologias em condomínios vão auxiliar a gestão a realizar uma comunicação eficiente.

 

Redes sociais privadas

Existem opções de redes sociais fechadas para condomínios. Esta é uma ferramenta utilizada para publicar os avisos do síndico, da administradora ou notícias no geral.

Por meio de aplicativos, é possível ter um mural de comunicados, assim todos os moradores estão cientes das ocorrências do condomínio. E é possível enviar avisos sobre datas de assembleias para que todos possam se programar e participar.

 

WhatsApp como tecnologia em condomínios

O WhatsApp é uma ótima ferramenta para enviar comunicados sobre o condomínio, entretanto, algumas pessoas podem querer não participar e não estarão por dentro das notícias. Por isso, é importante avaliar se essa ferramenta vai atender a todos.

Essa solução pode auxiliar os síndicos a realizar uma comunicação eficiente com os moradores. Dessa forma, as informações serão propagadas de forma segura e rápida.

 

Assembleia virtual com a tecnologia em condomínios

Para as assembleias condominiais, a tecnologia só traz vantagens. É possível fazer votação online em tempo real com a contagem automática dos votos, incluindo por sistema de fração.

Além disso, permite que os proprietários que não são moradores participem remotamente da reunião por meio de plataformas de web conferência. A ata da reunião também é enviada pela própria plataforma para consulta facilitada pelos condôminos.

 

As novidades de tecnologia nos novos empreendimentos

Você já percebeu que a tecnologia em condomínios veio para ficar, certo? Os condomínios modernos buscam atender as necessidades dos moradores e de pessoas que alugam salas em prédios comerciais.

A tecnologia já está presente nesse setor e por isso é importante seguir as tendências que o mercado oferece.

Inovar espaços, utilizar novas tecnologias e criar ambientes sofisticados são os objetivos de projetos que procuram construir uma infraestrutura moderna.

Vamos listar a seguir as novidades tecnológicas que os novos empreendimentos estão adotando para modernizar os condomínios.

 

Conveniência

Alguns condomínios não possuem opções de supermercado e farmácia nas proximidades.

Por isso, alguns empreendimentos contam com a facilidade de possuir uma mini conveniência onde os moradores podem adquirir produtos sem precisar se deslocar tão longe.

 

Experiências de bem-estar

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com saúde e bem-estar, sendo assim os condomínios podem proporcionar espaços para prática de atividades zen, yoga, massagens e áreas verdes em que as pessoas possam apenas relaxar.

 

Tecnologia nos apartamentos

Como dissemos, as tecnologias em condomínios estão presentes em todos os cantos, isso inclui as salas comerciais e os apartamentos.

Aqui estão alguns tipos de inovações que trazem comodidade a esses espaços:

  • Janelas antirruídos;
  • Tomadas USB;
  • Apartamento com espaço para home-office.

Novos empreendimentos estão se adaptando ao nosso mundo moderno, eles não apenas acompanham as tecnologias mais recentes, mas também nos proporcionam um ambiente confortável para nosso estilo de vida atual.

 

Vimos ao longo deste post que a tecnologia em condomínios oferece uma estrutura completa de convivência para os moradores.

Utilizar essas tecnologias vai valorizar o imóvel e trazer segurança para os moradores e funcionários.

Gostou do artigo? Acompanhe o blog para saber todas as tendências do setor.

Confira as principais tendências de moradia: clique aqui!

Commentários (0)
Postar um comentário
Commentários (0)
Postar um comentário