Redes sociais em condomínios
As ferramentas devem ser usadas apenas para facilitar a vida de todos
As redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas fazem parte da vida da maioria absoluta das pessoas hoje. E isso é muito bom, pois permite que a informação seja compartilhada de maneira simples, rápida e barata. Mas, em condomínios, é importante que esses e outros canais sejam usados apenas como meio de troca de informações, com cuidado e, principalmente, respeito.
Para que serve:
Por serem mais acessados pelos usuários, esses canais podem ser utilizados para que os gestores façam, preferencialmente, avisos aos condôminos, como, por exemplo, sobre documentos que foram disponibilizados no site do condomínio, ou sobre paralização de equipamentos para manutenção ou assuntos semelhantes.
Do mesmo modo os moradores devem priorizar postar nessas ferramentas informações que sejam relevantes para a maioria dos condôminos, como por exemplo, alertas sobre buraco próximo ao condomínio, ou qualquer outra situação que possa contribuir para facilitar a vida dos vizinhos.
Para que Não serve:
Reclamações, sugestões para o condomínio e qualquer outro assunto que possa gerar polêmica e que devem ser tratados diretamente com o interessado/ responsável.
Respeito Virtual
Vale ressaltar que é cada vez mais comum a Justiça condenar indivíduos que exageram por trás da internet com ofensas, calúnias e situações constrangedoras.
A advogada Patrícia Peck Pinheiro, em matéria para o portal G1, destaca que “aquilo que podia ser palavras ao vento agora fica registrado nessa praça digital que, por ser pública, torna o ato ridicularizante”. Ela lembra que, desde a entrada em vigor do Marco Civil da Internet, em 2015, as empresa que mantem plataformas digitais deixaram de ser responsabilizadas judicialmente pelo conteúdo publicado por usuários.
Isso quer dizer que, o respeito continua sendo o melhor caminho em qualquer situação, inclusive, no mundo virtual.
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