QUE TAL COMEÇAR A PRATICAR A GENTILEZA?
Você sabia que existe o Dia Mundial da Gentileza?
Sim, existe. É o dia 13 de novembro, surgiu em uma conferência em Tóquio realizada em 1996 e foi oficializada em 2000 com a intenção de inspirar pessoas a criar um mundo mais gentil.
É, a correria do dia a dia faz com que as pessoas deixem de praticar atos de gentileza. Quem não tem suas preocupações diárias e sua lista enorme de afazeres? Caminhando entre uma tarefa e outra o pensamento acelera já resolvendo outras coisas e, sem perceber, algumas oportunidades para gentilezas se perdem.
Entre vizinhos, a maioria de nós, ao lembrar o passado, talvez na infância, lembre de atos de gentilezas e generosidade da vizinha da mamãe, da vovó… Hoje, é comum nem conhecer o vizinho.
Que tal aproveitar começar praticar a gentileza assiduamente?
– Escolha sorrir para as pessoas que passarem por você;
– Quando estiver no elevador encontre algo que goste na outra pessoa e faça um elogio;
– Ao encontrar um funcionário do condomínio, um profissional que trabalhe com você ou seu chefe ressalte uma característica pessoal ou profissional que admire;
– Ao dirigir, dê passagens para outro carro, pare para o pedestre e, se possível, abra a porta para quem estiver de carona;
– Elogie com assiduidade seu filho, cônjuge, pai, mãe;
– Reconheça verbalmente um trabalho executado com eficiência;
– Que tal comprar um bolo e presentear seu vizinho, um chocolate para a professora do seu filho, ou mesmo um café para um morador de rua?
– Doe roupas, alimentos, brinquedos, livros, o seu conhecimento, etc.;
-Limpe sem que alguém peça. Na próxima vez que vires alguém jogando lixo no chão, não sacuda a cabeça e olhe para o outro lado. Pegue o lixo e jogue fora adequadamente.
– Ofereça-se para ajudar a segurar uma sacola, cuidar de um pet, emprestar uma ferramenta, trocar uma lâmpada… Sempre há algo que você sabe e pode fazer sem lhe custar nada, apenas para ajudar.
É assim que podemos mudar o nosso mundo, começando a praticar a gentileza na nossa casa, no nosso condomínio, no nosso trabalho, no nosso bairro, na nossa cidade. Sua atitude gentil promoverá outras atitudes gentis, gerando assim um ciclo de gentilezas.
Commentários (0)