AFINAL, QUAL É O PAPEL DA ADMINISTRADORA?
Mas tem muito condômino e até mesmo síndico que se questiona sobre qual a “real” importância das administradoras; afinal, elas são mesmo essenciais? Importante ressaltar que, embora deva existir uma forte parceria entre os gestores do condomínio e administradora, cada um tem seu papel a ser desenvolvido.
Dentro da parte administrativa está incluso desde gerenciamento de arquivos, passando por atendimento pessoal e telefônico aos condôminos, mas para ficar mais claro vamos listar as principais funções que competem a administradora:
FUNÇÃO NA GESTÃO ADMINISTRATIVA
– Atendimentos aos condôminos.
– Presença nas assembleias
– Controle de acesso de funcionários e segurança.
– Controle de mandatos do corpo diretivos – síndicos e conselho consultivo.
– Serviço de malote para correspondência do condomínio.
– Emissão e distribuição de correspondências internas (circulares, editais, atas).
– Transcrição das atas no livro próprio e registro no cartório de títulos e documentos.
– Coleta de orçamentos de obras e serviços.
– Atendimento a fornecedores.
– Elaboração de planilhas de concorrência e acompanhamento financeiro das obras e serviços.
– Acompanhamento do consumo de água, energia e gás do condomínio.
– Gerenciamento do seguro de incêndio e de responsabilidade civil.
– Acompanhamento da liquidação de sinistros.
– Gestão dos equipamentos de segurança.
– Administração da locação de espaços comuns e de recreação do prédio.
– Gestão de contratos de manutenção e prestação de serviços terceirizados.
– Vistoria técnica periódica nas instalações e áreas comuns com emissão de relatórios.
FUNÇÃO NA GESTÃO FINANCEIRA
– Elaboração e acompanhamento das previsões orçamentárias.
– Elaboração do quadro de rateio das despesas.
– Emissão dos recibos/boletos bancários.
– Controle dos pagamentos das cotas condominiais
– Emissão de Declaração Negativa de Débitos Condominiais.
– Cobrança administrativa de devedores – via carta e telefonemas.
– Contas a pagar – controle dos vencimentos e emissão de cheques para a liquidação dos pagamentos.
– Acompanhamento dos investimentos feitos pelo Condomínio no mercado financeiro.
– Gestão tributária – cálculo para aplicação das alíquotas, retenção e recolhimento do PIS, COFINS, CSLL, ISS, INSS e IRF.
– Armazenamento de dados, inclusive controle da cumulatividade, para as informações anuais dos recolhimentos de PIS, COFINS e CSLL.
– Elaboração de balancetes anuais para apresentação na assembleia Geral Ordinária.
– Disponibilização dos balancetes e demais demonstrativos financeiros na INTERNET.
– Obtenção de Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais.
FUNÇÃO NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
– Recrutamento de funcionários.
– Seleção de funcionários com pesquisa cadastral.
– Admissão e procedimentos de registro.
– Contrato de experiência.
– Declarações para fins de concessão de aposentadoria.
– Treinamento de funcionários – interno e externo – com realização de cursos, palestras, etc.
– Atualização das fichas de registro dos funcionários.
– Atualização das carteiras profissionais.
– Relação de Salários Contribuição para fins de concessão de benefícios.
– Controle das horas extras com elaboração de crachá de ponto e controle do sistema de ponto-eletrônico.
– Formalização de advertências disciplinares.
– Escala de revezamento e de férias – elaboração e controle.
– Elaboração da folha de pagamento.
– Emissão dos comprovantes de pagamento dos salários.
– Elaboração e recolhimento das guias de FGTS – GFIP e SEFIP.
– Retenção e recolhimento de contribuições sindicais – patronal e dos empregados.
– PIS – cadastramento e elaboração das guias e recolhimento.
– Emissão dos informes de rendimentos.
– Homologação das rescisões dos contratos no Sindicato de classe ou na DRT (reembolso de despesas objeto de cobrança em separado).
– Controle, aquisição e distribuição de vales transporte.
FUNÇÃO DE APOIO JURÍDICO
– Atualização permanente da legislação que envolve a administração de Condomínios
– Emissão de notificações extrajudiciais e judiciais.
– Assessoria na alteração da Convenção de Condomínio.
– Ações e acompanhamento da cobrança judicial dos devedores de cotas
– Assessoria na elaboração de Regimentos Internos.
– Assessoria na assinatura de contratos de prestação de serviços, de terceirização, de locação de espaços, etc..
– Emissão de relatórios periódicos abrangendo o andamento das ações.
– Acompanhamento das ações trabalhistas, cíveis e tributárias.
– Consultoria tributária, fiscal e trabalhista.
– Acompanhamento das ações propostas em Juizados Especiais.
O fato de contratar uma empresa terceirizada para realizar a gestão condominial, não exime o síndico do cumprimento das atividades de rotina para o bom funcionamento do empreendimento, mas como você o papel da administradora é muito importante, e é preciso ter cuidado na hora de escolher uma.
A Manager sabe que, para você, “não há lugar melhor no mundo do que a sua casa”, sendo assim, há mais de 20 anos se dedica para que o seu condomínio, que é o seu lar, seja um lugar agradável, de descanso e aconchego. Para isso, trabalha para além dos serviços descritos acima, inovar e prover soluções para que o seu condomínio funcione da melhor maneira possível e os condôminos estejam assessorados nas mais diversas situações do cotidiano.
Mas agora que você já sabe qual é o papel da administradora, e a importância do síndico, que faz cumprir as normas internas e toma as decisões necessárias para o bom funcionamento do condomínio.
Você conhece a assembleia digital? Esse serviço é mais uma das inovações que a Manager proporciona para os condomínios, clique aqui e entenda mais sobre o assunto.
Conheça aqui mais benéficos que a Manager proporciona para os condomínio e condôminos.
*Esse texto foi postado originalmente em 17 de abril de 2014, atualizado em 06 de junho de 2019.
Commentários (0)