Problemas com os VIzinhos

Problemas com o Vizinho no Condomínio: Qual a melhor solução?

Para uma boa convivência em condomínio é necessário tolerância e respeito, mas sabemos que nem sempre isso acontece, ainda mais nesse período de quarentena em que as pessoas trabalham, brincam, estudam e se divertem dentro das suas casas, os problemas com os vizinhos cresceram exponencialmente.

A causa desses conflitos ocorre principalmente devido à proximidade de um apartamento com o outro e o relacionamento ‘obrigatório’ com diversas pessoas de personalidades diferentes.

Muitas vezes o síndico é a pessoa responsável por tentar apaziguar as desavenças e manter a harmonia no condomínio amigavelmente, porém nem sempre ele obtém sucesso nessa tarefa.

Se você chegou até aqui provavelmente está tendo problemas com o vizinho e quer saber o que é possível fazer para resolver. Então continue a leitura e descubra qual é a melhor solução para esse tipo de situação.

 

Crescimento de problemas com o vizinho na quarentena

De acordo com o Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR), o número de conflitos entre vizinhos aumentou 50% durante a pandemia de coronavírus, devido ao isolamento social.

Isso tem acontecido porque a maioria dos moradores migraram para o trabalho home-office, e barulhos que antes não incomodavam agora atrapalham a rotina dos condôminos.

Outra causa de problemas com o vizinho na quarentena são as famosas ‘lives’ de cantores, pois os volume do som de quem assiste a esses shows online costuma ficar bastante alto, o que atrapalha os demais moradores que querem sossego.

Além disso, muitas pessoas durante o isolamento se aventuraram a cantar e tocar instrumentos nas sacadas dos apartamentos, o que também tem causado muitos transtornos.

Entretanto, perante esses casos é preciso ser condescendente, pois é uma situação atípica que está afetando a todos, mas logo passará. Não vale a pena criar inimizades com os vizinhos por causa de uma fase ruim.

 

Principais Motivos dos problemas

Entre as principais causas de problemas com o vizinho estão o barulho de festas, latidos de cachorros, volume da televisão ou som, barulho de salto alto e outros.

Outro motivo comum são os transtornos com mudanças de condôminos que precisam trancar o elevador por horas e acabam fazendo sujeiras.

Os animais de estimação também são uma forte causa de problemas com o vizinho, isso por causa dos latidos e fezes e urina espalhadas pelo elevador e áreas comuns.

Além disso, o não cumprimento das regras estabelecidas é um dos fatores de conflitos, por exemplo, levar amigos para uma festa na piscina pode gerar problemas com o vizinho se o uso das piscinas é restrito aos moradores.

Um dos problemas pouco comentados, mas que geram inúmeras discussões nos grupos de condomínios é o descarte de lixos, isso porque o descarte incorreto de resíduos pode até gerar multas para o edifício.

Outra situação que gera problemas com o vizinho, principalmente por proprietários de apartamentos Garden é a falta de educação.  Isso porque muitos moradores de andares acima tem o ‘costume’ de fumar e jogar bitucas de cigarro pela janela, ou ainda cuspir e jogar lixos. E todas essas coisas acabam parando na área privada dos moradores de apartamentos Garden.

Além disso, a garagem costuma ser o motivo de muitas brigas entre vizinhos, isso por causa de condôminos que estacionam inadequadamente ou na vaga de outros, ou ainda por causa de objetos deixados na garagem que não estão previstos na convenção condominial, como bicicletas e patinetes elétricos, por exemplo.

 

Quais as alternativas para as soluções

É recomendado que primeiramente os condôminos tentem resolver a situação amigavelmente entre si, caso isso não seja possível, o morador incomodado pode registrar o problema no livro de ocorrências do condomínio.

Ainda assim, pode ser solicitada a mediação do síndico, onde o mesmo vai avaliar a queixa em assembleia e definir se é passível de multa ou advertências para o condômino que está causando o transtorno.

E em último caso, dependendo do contexto, é possível registrar um boletim de ocorrência e resolver judicialmente. Nesse cenário é preciso que o morador reúna provas do acontecido ou até mesmo testemunhas para comprovar os fatos.

E ainda, em situações extremas é possível contar com a ajuda de um tabelião de notas, que virá até o local e constatará através de ata o ocorrido. Esse documento é uma excelente prova, tendo em vista que o profissional possui fé pública.

 

Principais riscos para o vizinho problemático

Um vizinho problemático dependendo do caso poderá receber multas e advertências, mas além disso ele também pode correr o risco de ser considerado antissocial e ser expulso da sua residência.

Isso acontece, inclusive, com maior frequência em condomínios de alto padrão, onde o proprietário tem condições de pagar diversas multas consecutivas.

Nessa situação é preciso levar o caso à Justiça, onde será decido por um juiz sobre a expulsão do condômino.

 

Considerações finais

Morar em condomínio tem diversas vantagens, uma das principais é a segurança. Entretanto os conflitos com os demais moradores podem acabar afetando bastante a qualidade de vida, provocando até mesmo mudanças de residências.

No entanto, a maioria dos problemas com o vizinho são causados pela falta de diálogo e podem ser evitados. Por esse motivo, é preciso manter o bom senso e tentar resolver a situação com uma conversa amigável antes de tomar outras medidas mais extremas.

Confira o Guia preparado pela Manager com as Melhores Práticas para Gestão de Conflitos e ajude a reconstruir a harmonia em seu condomínio.

 

 

 

Commentários (0)
Postar um comentário
Commentários (0)
Postar um comentário