O SONHO DEVE SER MAIOR DO QUE O PREPARO
O fundador da administradora de condomínio Manager, Marcelo Mahtuk, acredita que para empreender é preciso ser um bom sonhador. “A pessoa deve ser muito idealista. É claro que também deve se capacitar e fazer um bom planejamento, mas considero que o sonho deve ser maior que o preparo.”
Foi o sonho de construir a melhor administradora de condomínios que moveu Mahtuk desde a adolescência. Natural de Santos, ele conta que, quando tinha 12 anos, seus pais se separaram. “Minha vida mudou muito. Comecei a vender jornal na feira e a dar aulas de violão.”
Aos 16 anos, criou a Administre “Desde aquela época queria administrar condomínios. Felizmente não tive nenhum cliente, pois não estava preparado.”
Depois, Mahtuk trabalhou em uma transportadora e passou em um concurso do Banespa. “Comecei a trabalhar em uma segunda-feira e, na sexta-feira, pedi demissão. Não era ali que estava o meu futuro.”
Mirando seu objetivo, foi trabalhar como auxiliar de escritório em uma administradora. “Passei dois anos vindo para São Paulo diariamente. Nessa época, já cursava a faculdade de administração.”
Em 1990, aos 20 anos Mahtuk fundou a Manager. Com base em um levantamento feito por ele sobre os bairros com mais lançamentos imobiliários, direcionou seus esforços para o bairro do Morumbi.
“O primeiro cliente que conquistei está conosco até hoje. É um dos primeiros condomínios-clube da cidade, com 320 unidades. Depois de conseguir o segundo cliente, aluguei uma casa no Morumbi. Acabara de me casar. Nós morávamos na casa, e o escritório ficava na garagem.”
Mahtuk lembra que, até então, a administração de condomínios se resumia à gestão financeira e de recursos humanos. “A Manager entrou no mercado oferecendo serviços como limpeza e manutenção de apartamentos. Fomos uma das primeiras empresas a ter internet e e-mail. Hoje, os clientes podem ver a portaria, fazer pagamentos e acessar pastas da administração.” A transparência também marca a rotina interna da Manager. “Pela Internet, qualquer funcionário pode ver as finanças da empresa.”
Após consolidar os escritórios em São Paulo, Santos e Curitiba, em 2012 Mahtuk transformou a marca em franquia. “Hoje, temos nove franqueados.”
Segundo ele, a empresa mantém taxa de crescimento em torno de 19%, atende 400 condomínios, emprega 100 colaboradores direto e aproximadamente 2,5 mil indiretos.
Publicado no Jornal O Estado de S. Paulo, Caderno Oportunidades, Página 2 em 17/11/2013
Commentários (0)