Melhores Administradoras de Condomínios

Melhores Administradoras de Condomínios: Saiba Identificar

Gerenciar um condomínio residencial, comercial ou misto não é uma tarefa fácil, os síndicos que o digam. É por esse motivo que é importante o apoio de uma empresa especializada. Mas você sabe como identificar as melhores administradoras de condomínios?

Saber selecionar é importante para o bom funcionamento do condomínio e para que os moradores se sintam mais tranquilos e confiantes sabendo todas as demandas estão sendo cuidadas por especialistas no assunto.

Mas como identificar quais são as melhores administradoras de condomínios? Quais são as suas características?

Isso tudo você vai descobrir no post de hoje. Continue a leitura e confira!

 

Qual é a lista de atividades comuns às melhores administradoras de condomínios?

As melhores administradoras de condomínios atuam auxiliando o síndico a realizar as atividades rotineiras, tais como: prestar serviços de contabilidade, financeiros, recursos humanos, administrativos, jurídico, ajudar na organização das assembleias gerais e ainda prestar auxílio jurídico.

Outras funções são a aplicação de multas ou advertências quando necessário, emissão de circulares e informativos, além de esclarecer dúvidas dos condôminos sobre regimentos internos e a convenção condominial.

Além disso, a administradora não tem autonomia para tomar decisões, sua função limita-se a dar orientações e sugestões para o síndico ou responsável, sendo ele então o encarregado de resolver se deve ou não acatar as recomendações.

É importante ressaltar que em algumas situações a empresa contratada poderá ter total autonomia para administrar, porém isso precisa ser previamente estabelecido.

 

Quais são as características essenciais às melhores administradoras de condomínios?

As melhores administradoras de condomínios geralmente possuem bastante tempo de mercado, atendimento personalizado, estabilidade financeira, Compliance Corporativo e são associadas da AABIC (Associação Das Administradoras De Bens Imóveis E Condomínios De São Paulo) e do SECOVI (Sindicato da Habitação).

Além disso, existem outras características principais que devem ser observadas:

  • Conhecimento e idoneidade: É preciso que a empresa escolhida para administrar o condomínio tenha amplo conhecimento sobre as leis e normas que regem essa profissão e sobre os demais assuntos pertinentes, como por exemplo as leis trabalhistas.
  • Capacidade de solucionar conflitos: As melhores administradoras de condomínio possuem a habilidade de resolver conflitos amigavelmente sem ter que levar toda e qualquer situação para o judiciário.
  • Possuem recursos tecnológicos: De modo a otimizar processos e aumentar a qualidade dos serviços prestados, as melhores administradores de condomínios investem em tecnologias.
  • São certificadas pelo PROAD: O PROAD (Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios) é uma certificação elaborada pela AABIC e SECOVI-SP. As melhores administradoras de condomínios são certificadas. Isso significa que possuem um alto padrão de qualidade.
  • Ética: Uma administradora de condomínio é responsável por gerenciar e movimentar um valor considerável todos os meses. Desse modo, é preciso que a contratada seja ética, evitando assim transtornos e prejuízos financeiros.

 

O que conferir antes contratar uma administradora de condomínio

Para garantir que você vai contratar uma das melhores administradoras de condomínio é preciso estar atento a alguns fatores, veja abaixo:

Avalie o histórico da administradora

Verifique o tempo de atuação no mercado da administradora e o histórico de clientes. Avalie também se a empresa está respondendo ou já respondeu por algum processo judicial.

Ainda, se for possível, entre em contato com o síndico ou moradores de outros condomínios que são clientes da administradora para pesquisar o nível de satisfação deles com a empresa.

Além disso, a formação dos gestores e profissionais é muito importante para garantir que os serviços prestados são de qualidade. Quanto maior for o nível de especialização maior será a capacidade de gerenciamento do condomínio.

Análise o custo-benefício

É preciso fazer cotação com diversas empresas para então selecionar uma dentre as melhores administradoras de condomínio.

Normalmente, uma boa administradora possui um excelente custo-benefício. Desconfie de orçamentos muito abaixo do valor de mercado, pois podem oferecer um serviço com a qualidade equivalente ao preço.

Porém, empresas com custo mais elevado, precisam apresentar serviços diferenciados e que fazem sentido para os condôminos. É preciso justificar porque os valor é mais alto que a média do mercado.

Preste atenção às cobranças extraordinárias

Outra questão importante a ser analisada é a possibilidade de cobrança de taxas adicionais por parte da administradora. Portanto, é preciso avaliar as condições estabelecidas pela empresa.

Isso porque algumas podem cobrar porcentagens sobre a cobrança feita a moradores inadimplentes, por participações em reuniões do condomínio ou para demais atividades prestadas.

Leia atentamente todo o contrato

Qualquer contrato, independentemente do tipo ou da finalidade deve ser lido com atenção, inclusive as letras pequenas.

As cláusulas que forem passíveis de diversas interpretações futuramente podem ser motivo de processos judiciais.

Caso seja necessário, contrate uma consultoria para avaliar todo o contrato e identificar possíveis problemas futuros, solicitando alterações no que for possível ou até mesmo optando por outra administradora.

Verifique o suporte da empresa

As melhores administradores de condomínios possuem um bom suporte para os contratados.

Portanto, verifique quais são os canais e horários de atendimento, também se certifique do tempo médio para respostas ou resolução de problemas. Hoje, os condôminos querem muito mais do que atendimento por telefone e presencial, é preciso ferramentas que permitam o acesso as principais informações 24h por dia por meio de portais, aplicativos e outros.

Essa análise pode ser feita questionando a própria empresa ou através de pesquisas com os demais clientes da administradora.

Avalie os recursos tecnológicos

Conforme vimos acima, uma característica comum às melhores administradoras de condomínio é o investimento em tecnologias.

Isso facilita muito na otimização de processos rotineiros do condomínio, como por exemplo proporcionar reservas imediatas do salão de festas ou demais áreas comuns e plataformas online para emissão de segunda via de boletos.

Agora você já está por dentro das atividades realizadas por uma administradora de condomínios e quais são as características comuns às melhores empresas do ramo.

Mas lembre-se de tomar os cuidados necessários na hora de contratar esse serviço para evitar transtornos. Confira algumas dicas relevantes para uma contratação assertiva de administradora de condomínios.

 

 

Commentários (0)
Postar um comentário
Commentários (0)
Postar um comentário