Gestão Patrimonial: Qual é o Objetivo para Condomínios e Empreendimentos?
Administrar um condomínio não é uma tarefa fácil. Por isso, em muitos casos, os gestores condominiais optam pela terceirização de todas as responsabilidades do empreendimento através do serviço de gestão patrimonial.
A gestão patrimonial pode ser contratada em diferentes momentos do empreendimento. Investidores de empreendimentos multifamily, flats, hotéis, contratam esse serviço, geralmente, visando otimizar a gestão. Alguns condomínios residenciais e comerciais optam por esse modelo de contratação às vezes para estabelecimento do padrão de operação, ou em alguns casos, para promover um “choque de gestão”.
Entenda mais sobre esse serviço e descubra se ele é a opção que procura para seu empreendimento.
O que é gestão patrimonial?
O principal objetivo da gestão patrimonial condominial é dar total suporte ao empreendimento em todas as questões administrativas, técnicas, de recursos humanos, manutenção e orçamentárias.
Isso inclui, mas não se limita ao processamento contábil, adotando procedimentos que atendam às necessidades dos proprietários, proporcionando tranquilidade e segurança a todos os envolvidos.
Alguns exemplos dos serviços prestados por uma gestão patrimonial incluem:
- Gestão de pessoal;
- Gestão contábil e financeira;
- Assessoria jurídica;
- Manutenção predial, vistoria e suprimentos;
- Informatização;
- Mentoria condominial;
- Emissão e renovação de certidões e documentos obrigatórios, como AVS e AVCB;
- Recursos humanos e treinamentos.
Na gestão patrimonial é responsável por todas as etapas desde a identificação da necessidade, escolha e contratação da solução, sem necessidade de “aprovação prévia” dos proprietários / investidores.
Qual a diferença entre gestão patrimonial e a administração de condomínios?
A principal diferença entre gestão patrimonial e administração condominial é a profundidade dos serviços oferecidos.
A gestão patrimonial é muito mais abrangente e tem como objetivo garantir o melhor funcionamento do empreendimento desde a operação até o gerenciamento dos serviços. A empresa tem autonomia para as tomadas de decisões.
Por outro lado, a administração do condomínio simplesmente assessora a gestão do síndico e trata de questões administrativas, ela não toma decisões por conta própria.
Qual é o papel da gestão patrimonial para condomínios e empreendimentos?
Uma empresa de gestão patrimonial geralmente é contratada por diferentes tipos de empreendimentos – residenciais, comerciais ou hoteleiros – para gerenciar todos os aspectos relacionados à operação do prédio, desde questões administrativas até segurança e conservação.
É um serviço completo que garante que a propriedade permaneça em boas condições de funcionamento.
Seu principal objetivo é criar um plano de longo prazo para a estabilidade financeira, de modo que a propriedade continue a se valorizar e as taxas condominiais permaneçam acessíveis para os proprietários.
Para cumprir esse objetivo, a empresa também pode gerenciar as operações diárias do condomínio.
Ao contratar o serviço de gestão patrimonial, você pode garantir que o edifício seja financeiramente saudável, seguro e confortável para moradores, funcionários, clientes e visitantes.
Quando a gestão patrimonial pode ser indicada para um condomínio?
Os condomínios geralmente se beneficiam desse serviço quando estão em uma situação financeira ruim, ou tem necessidades complexas e/ou específicas ou, em caso de empreendimento multifamily, por exemplo, quando os proprietários/investidores precisam não querem atuar no gerenciamento das atividades operacionais e administrativas.
Nesses casos, um serviço de gerenciamento pode ser extremamente útil para manter a propriedade funcionando de forma suave e eficiente.
Afinal, a gestão de patrimônio em um condomínio/empreendimento é o processo de supervisionar e coordenar todos os aspectos das finanças e operações da propriedade. Isso pode incluir tudo, desde o pagamento de impostos e seguros até a contratação de profissionais ou serviços.
Em quais tipos de empreendimentos esse serviço é mais indicado?
Existem muitos tipos diferentes de propriedades que podem ser beneficiadas por um serviço de gestão patrimonial. Alguns exemplos são condomínios empresariais, condomínios mistos, condomínios de clubes, grandes edifícios e outras propriedades comerciais, condomínios logísticos ou industriais, flats, hotéis e clubes.
Considerações finais
Cada tipo de propriedade tem seu próprio conjunto exclusivo de necessidades e requisitos. Especialmente em imóveis com objetivo de investimento, o cuidado com qualidade e gestão financeiras requer maior expertise, para que os anseios dos usuários e dos investidores sejam atendimentos.
A Manager Gestão Condominial tem amplo expertise também nesse segmento e inclusive com excelente cases de sucesso, confira abaixo:
Commentários (0)