Gestão de Funcionários em Condomínios: 6 Melhores Práticas
O condomínio segue os mesmos princípios de funcionamento que uma empresa. No entanto, ao contrário dos empreendedores, a maioria dos síndicos não possuem a capacitação necessária para fazer a gestão de funcionários em condomínios.
Os moradores também não sabem ao certo como devem se relacionar com os funcionários, já estes ficam confusos com tantas ordens recebidas de diferentes pessoas.
E quando os colaboradores são terceirizados, a situação fica ainda mais complicada.
Pensando nisso, resolvemos esclarecer as principais dúvidas relacionadas aos empregados nos condomínios e apresentar as melhores práticas para fazer esse gerenciamento.
Acompanhe a leitura e confira.
Quais são as premissas de gestão de funcionários?
Para uma boa gestão de funcionários em condomínios, é possível seguir alguns dos princípios utilizados pelo gerenciamento estratégico de pessoas. Conheça-os abaixo:
- Treinamento e desenvolvimento: Capacitar os profissionais é uma excelente forma de aumentar a eficiência e produtividade. Funcionários motivados e qualificados conseguem entregar melhores resultados.
- Comunicação: Em qualquer tipo de relação a troca de informações é fundamental para um convívio saudável. O síndico precisa estar sempre aberto para ouvir as demandas dos colaboradores, além de oferecer feedbacks frequentes para melhoria de desempenho. Inclusive, abrir esse espaço pode ser uma excelente maneira de identificar problemas e encontrar soluções.
- Transparência e organização: É ideal que todos os funcionários saibam exatamente quais são as suas tarefas e o que devem fazer, evitando conflitos e erros que possam prejudicar o condomínio.
Quais são as boas práticas na gestão de funcionários em condomínios?
Precisa de ajuda para fazer a gestão de funcionários em condomínios? Confira a seguir as 6 melhores práticas.
- Conhecimento das legislações e normas: O pensamento ultrapassado de “funcionário Severino” pode trazer sérios prejuízos. Não é incomum que o condomínio seja acionado judicialmente por funcionários que alegam desvio ou acúmulo de função. É preciso estar atento às legislações para evitar transtornos.
- Reuniões periódicas: Reunir os colaboradores para verificar desempenho, dificuldades e fazer o esclarecimento de dúvidas é fundamental para que eles façam um bom trabalho.
- Supervisão: É comum ouvir reclamações dos moradores sobre funcionários que estão “parados”, assistindo televisão ou mexendo no celular no horário de trabalho. Para evitar que isso aconteça, além de ter definido regras claras é preciso supervisionar a atuação de cada profissional.
- Estar preparado para imprevistos: No caso de funcionários próprios, é preciso estar ciente de que eventualidades acontecem e algum dia alguém vai faltar. Independentemente do motivo do afastamento, o condomínio não pode ficar sem um porteiro, por exemplo. É por isso que um planejamento para essas situações deve ser elaborado previamente, assim ninguém será pego de surpresa.
- Manter a folha de pagamento em dia: Além de manter o nível de satisfação dos funcionários, honrar os compromissos financeiros é fundamental para evitar ações trabalhistas. É ideal que esse item represente de 40% a 50% do total de despesas do condomínio.
- Celebração de datas comemorativas: Oferecer folgas de aniversário ou lembrancinhas quando for o dia da profissão de cada funcionário é uma excelente forma de valorização.
Quais os cuidados a serem observados na gestão de terceirizados?
Embora muitos achem que não, a gestão de funcionários em condomínios também deve ser feita no caso de terceirização.
Ainda que esses profissionais não sejam de responsabilidade do edifício, é preciso acompanhar a sua atuação, garantindo que os serviços sejam executados com excelência.
No entanto, é preciso alertar que nesse tipo de contrato os profissionais terceirizados não são subordinados do condomínio. E esse ponto deve ser levado sempre em consideração, para evitar processos trabalhistas.
O síndico deve observar se o que está estabelecido no contrato de prestação de serviços está sendo de fato cumprido. Em caso negativo a questão deve ser resolvida diretamente com a empresa terceirizada, e não com o funcionário.
Como orientar os condôminos na relação com os funcionários?
O síndico é o responsável por manter a ordem no condomínio. Portanto, além de fiscalizar a atuação dos funcionários, ele também precisa monitorar o comportamento dos moradores.
Os condôminos não podem desrespeitar ou menosprezar de qualquer maneira os profissionais que trabalham no edifício, assim como broncas frequentes também devem ser evitadas.
Em algumas situações, o colaborador pode considerar essas atitudes como assédio moral e procurar os seus direitos.
Por fim, os condôminos não devem solicitar favores pessoais aos funcionários, pois estes terão que se ausentar das suas funções, prejudicando o condomínio e causando conflitos com os outros moradores.
Dicas de relacionamento:
- Dirigir-se aos funcionários sempre com cordialidade;
- Quando houver críticas, estas devem ser feitas preferencialmente ao síndico ou zelador;
- Não falar mal dos funcionários para os outros moradores, evitando fofocas e intrigas;
- Não chamar a atenção de um colaborador na frente dos outros, causando constrangimento.
Quais as principais orientações para os funcionários em relação aos moradores?
O respeito deve ser recíproco entre moradores e funcionários. Mas, ainda que a relação entre todos seja amigável, é importante ressaltar que algumas atitudes devem ser evitadas.
Os funcionários não devem abandonar suas funções para exercer atividades para os condôminos, independentemente da tarefa.
É comum ver moradores solicitarem a ajuda dos porteiros e zeladores para realizar mudanças, subir e descer encomendas pesadas pelo elevador e escadas ou até mesmo ajudar a carregar as compras do mercado.
Embora todos tenham boas intenções, esse tipo de atividade não faz parte das atribuições dos funcionários, e pode ocasionar processos trabalhistas no futuro.
Dicas de relacionamento:
- Ao receber solicitações de reparos e outras tarefas indique uma empresa terceirizada ou um profissional autônomo;
- Seja sempre cordial e comprimente a todos com “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”;
- Mantenha sempre o profissionalismo e evite demonstrar intimidade com os moradores. Por exemplo, chame os condôminos sempre pelo nome, evitando apelidos como “meu amor”, “meu querido”, “minha linda” e etc.
Considerações finais
A gestão de funcionários em condomínios é a peça-chave para o convívio harmônico e o bem-estar no edifício. Apesar de ser uma tarefa complexa, esse controle é muito importante para manter a ordem e o pleno funcionamento das atividades.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil e esclarecedor. Aproveite para ler outros conteúdos relevantes no blog, como: portaria e sua importância para segurança do condomínio.
Commentários (0)