Gestão de Conflitos em condomínios: das causas às soluções
A rotina de um condomínio não é tão fácil quanto possa parecer. Além de todos os processos relacionados à manutenção do espaço, controle de contas e procedimentos administrativos, é de responsabilidade do síndico intermediar a gestão de conflitos entre os moradores.
Há uma série de gatilhos que podem gerar desentendimentos. Esses vão desde animais de estimação até inadimplências ou barulhos excessivos. Cabe ao profissional controlar a situação de modo a acalmar os moradores, manter a harmonia e evitar problemas maiores.
Gestão de conflitos e seu conceito
A gestão de conflitos pode ser definida como a capacidade de administrar impasses entre duas partes. Normalmente, quando isso ocorre, são geradas situações negativas e até mesmo graves, caso não haja uma intermediação competente.
No caso dos condomínios, especificamente, é essencial que o síndico faça esse papel, garantindo o bem-estar dos moradores e mantendo um clima pacífico para a resoluções de problemas.
Principais causas dos conflitos em condomínio
Como dissemos há uma série de causas que podem desencadear desentendimentos entre condôminos. Entre os principais estão:
- Excesso de barulhos;
- Animais de estimação;
- Vagas na garagem;
- Atitudes e brincadeiras de crianças residentes no espaço;
- Problemas hidráulicos nos apartamentos;
- Tabagismo;
- Alta inadimplência.
Além disso, podemos citar que determinadas atividades comerciais podem representar gatilhos para começar um conflito. Isso porque atualmente diversas pessoas têm adotado a prática de trabalho home office.
E, dependendo do tipo de prestação de serviço, pode significar uma circulação maior de pessoas estranhas pelas dependências do condomínio, aumentando o número de reclamações por parte dos condôminos.
Papel do síndico na gestão de conflitos
Como dissemos, cabe ao síndico a administração de todo o condomínio, incluindo a gestão de conflitos entre os moradores e as necessidade que possam surgir. Nesse sentido, é essencial que esses profissionais tenham determinadas condutas para conseguirem realizar uma administração assertiva. Veja algumas delas a seguir:
Acessibilidade
Uma das maiores dificuldades que surgem mediante a resolução de um problema é a falta de comunicação, geralmente gerada pela ausência ou dificuldade em contatar o gestor condominial.
Essa é uma situação inadmissível quanto se trata de um condomínio. Afinal, o síndico é a ligação que os moradores possuem com a administração, tanto para resoluções de problemas quanto para os questionamentos que podem surgir.
Desse modo, é essencial que o profissional seja acessível, tanto pessoalmente quanto por canais de relacionamento, como telefone ou e-mails.
Ver os dois lados da moeda
Para uma resolução de conflitos, é importante que o síndico seja imparcial, ou seja, não tome partido, independente do morador ou a causa do impasse.
Além disso, é fundamental que o profissional escute os dois lados para entender os motivos dos desentendimentos e as contestações de ambas as partes.
Esse tipo de postura garante uma gestão mais efetiva e justa, além de contribuir com o respeito e um clima harmonioso entre os moradores.
Cuidar com fofocas
O administrador do condomínio deve ter em mente que, a partir do momento que se torna síndico, independentemente se faz parte do rol de moradores ou não, se torna responsável por todo um grupo de pessoas. Por isso, é essencial que fuja de situações que podem gerar conflitos entre os condôminos, como é o caso das fofocas.
Deixar as normas do condomínio claras para os moradores
Outra atitude importante por parte do síndico é deixar claro quais são as políticas, normas e condutas e serem seguidas por condôminos. Dessa forma, além de amenizar impasses que possam surgir, pode fazer a gestão de conflitos de forma mais rápida e justa quando se apresentar uma necessidade.
Gostou do nosso artigo sobre a administração de conflitos em condomínios? Conflitos, infelizmente, fazem parte do dia a dia da maioria dos condomínios e, quase sempre, o síndico precisa intervir. Clique no link, baixe o Guia para Gestão de Conflitos e !
Commentários (0)