A Portaria e Sua Importância para a Segurança do Condomínio
Contratar uma empresa de portaria é a alternativa que muitos empreendimentos estão encontrando para reduzir custos e manter um alto padrão dos serviços.
No entanto, para que a terceirização desse setor crucial seja vantajosa, é necessário escolher a empresa de serviços certa.
Existem diversas opções de prestadoras de serviços terceirizados de portaria, limpeza e conservação no mercado.
Mas, no meio de tantas possibilidades, você sabe como diferenciar uma empresa idônea das demais?
Continue a leitura e saiba como escolher certo!
Qual é o papel da portaria em condomínios residenciais e comerciais?
A portaria é o setor que faz o gerenciamento de todas as entradas e saídas dos edifícios residenciais e comerciais.
O porteiro será o responsável por fazer o controle do acesso ao condomínio, verificando quem são os visitantes e todos os indivíduos que entram e saem do ambiente.
O serviço de portaria é essencial para conferir maior segurança aos bens e pessoas. É através dele que pode ser detectado a tentativa de entrada de pessoas mal intencionadas no local.
Mas, além do benefício da proteção, a portaria também traz outras vantagens como receber encomendas, entregar as correspondências e anotar recados, por exemplo.
A importância de um controle de acesso eficiente para a segurança do condomínio
O controle de acesso é necessário para permitir que somente pessoas autorizadas entrem no condomínio, evitando ações criminosas.
Atualmente, devido a pandemia de coronavírus, o controle de acesso ganhou uma nova função inesperada, mas bastante eficaz.
Ele tem sido usado para conter o número de pessoas em determinado ambiente, evitando aglomerações e prevenindo a propagação do COVID-19.
Em busca de um controle de acesso mais eficiente e maior tranquilidade, muitos empreendimento optam por contratar uma empresa de portaria especializada.
Quais são os principais diferenciais entre os terceirizados de portaria e os funcionários próprios?
Os serviços terceirizados possuem algumas diferenças significativas em relação aos funcionários próprios.
O fato é que uma empresa de portaria traz muitas vantagens, mas antes de contratar é preciso analisar se é adequado para a sua realidade.
Confira as principais distinções abaixo:
- Custos: Contratando uma empresa de prestação de serviços você não precisa arcar com o condomínio deixa de ter que fazer provisões para as obrigações trabalhistas que fica na responsabilidade da empresa contratada;
- Comodidade: Com uma empresa de serviços de portaria você não precisa passar por todo o processo de recrutamento e seleção de funcionários (o que também gera despesas). Além de não precisar se preocupar com faltas ou substituições;
- Férias vencidas: Sempre que as férias do porteiro orgânico vencem, começam as preocupações para encontrar um substituto nesse período que seja capaz de manter o padrão de segurança do condomínio. Com uma empresa de prestação de serviços isso não é um problema, já que todos os funcionários passam por treinamentos e são qualificados para a função;
- Reduz o trabalho de gestão de pessoas do síndico: Com uma empresa de portaria terceirizada, o síndico tem uma atribuição a menos, ficando livre das responsabilidades com os funcionários. Desse modo, ele pode focar em outras tarefas mais importantes para o condomínio, trazendo mais vantagens para todos os moradores;
- Treinamentos: Conforme citamos anteriormente, todos os funcionários de uma empresa de serviços de portaria já são treinados e qualificados para exercer a atividade. Ao contratar diretamente um profissional para essa função, é recomendado que o condomínio forneça periodicamente treinamentos de capacitação para que o nível de segurança permaneça sempre alto, o que gera custos.
Quais os cuidados importantes na hora de contratar a empresa de terceirização de serviços?
Se você está pensando em obter as vantagens de uma empresa de serviços terceirizados, confira tudo o que você precisa saber antes de contratar:
- Busque referências: Antes de escolher a sua empresa de portaria, verifique qual é a reputação dela no mercado. Se possível, entre em contato com outros clientes e converse com colaboradores e avalie o nível de satisfação.
- Analise o financeiro: Confira se a empresa de serviços é idônea e cumpre com as suas obrigações trabalhistas. Caso contrário, em caso de disputas judiciais, o condomínio pode sair prejudicado financeiramente. Inclusive, é recomendado, solicitar as certidões negativas dos tributos trabalhistas;
- Veja se empresa de portaria fornece treinamentos para funcionários: A segurança é a peça-chave quando falamos de serviços terceirizados. Por isso, verifique antes de contratar se todos os funcionários passam por treinamentos e se existem programas de reciclagem ou aprimoramento ao longo do tempo.
- Confira se é uma empresa experiente: Normalmente, as empresas mais qualificadas para a função já atuam no ramo há algum tempo. Além disso, é comum que elas também ofereçam outros serviços terceirizados, tais como os de limpeza e conservação, por exemplo. Isso significa que elas possuem experiência na terceirização e provavelmente prestam um bom atendimento.
- Avalie a proposta: Empresas que praticam um valor muito abaixo do mercado tendem a oferecer um serviço inferior aos dos concorrentes. Isso porque quando a proposta é muito barata, pode significar que em algum processo está havendo corte de custos. Porém, quando se trata de segurança e proteção é melhor não arriscar. Investir mais é sempre a melhor opção.
Considerações finais
Conforme você pode ver ao longo desse artigo, os serviços terceirizados trazem inúmeras vantagens para os condomínios residenciais e comerciais.
Quanto maior for a qualificação da empresa de serviços escolhida, maior será o nível de segurança que você vai obter.
Mas se seu condomínio opta pela contratação interna dos profissionais de portaria, saiba quais são as características e atribuições de um bom porteiro
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