Decorações de Natal

Decorações de Natal: saiba quais devem ser os procedimentos em condomínios

Uma das características mais agradáveis do Natal são as decoração das casas, comércios e prédios.  A cidade iluminada e decorada traz de volta um momento de magia para crianças e adultos.

Embora, dentro dos princípios cristãos a data certa para montar a decoração é no inicio do advento – quatro domingos antes do Natal, fato é que desde o final de outubro já é possível ver na cidade algumas decorações natalinas.

Há condomínios que entram no clima e contratam empresas especializadas, outros já mantem um estoque de objetos decorativos que, anualmente, recebem novos elementos e aproveitam o momento para promover uma integração entre os moradores e gestores que se organizam para decorar jardins, hall de entrada, além de outras áreas comuns.

Para ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas. Continua acompanhando o nosso post!

Como planejar as decorações de natal do condomínio

Os condomínios, em sua maioria, inauguram as suas decorações normalmente até o final de novembro. Mas para aqueles que ainda não começaram ou estão em dúvida, separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo:

1 – Orçamento

O planejamento da decoração natalina em condomínios deve começar por esse item. Por isso, é necessário olhar os seguintes itens:

• O valor necessário já foi contemplado na previsão orçamentária?

• A decoração será realizada internamente e gerará baixo custo? Então o conselho ou somente o síndico pode aprovar o custo.

• Se os custos da decoração ficarem elevados, é importante que seja realizada uma assembleia ( que pode ser digital) para aprovação do orçamento, evitando assim, problemas futuros para o síndico.

2 – Compras

Caso a escolha seja por contratar uma empresa especializada, deve ser realizado o processo tradicional de, no mínimo, três propostas que deverão ser apresentadas em assembleia junto com o descritivo do trabalho. Se esta é a opção do condomínio, é preciso correr, já que estas empresas trabalham com antecedência.

Caso a escolha seja por montar internamente, uma boa dica é a de montar um grupo de moradores que poderão providenciar  uma ideia de projeto, para definir e quantificar os itens. As compras podem ser realizadas em centros de compras como, por exemplo, em São Paulo, na Rua 25 de março.

Outra dica, principalmente, neste caso é o de dar preferência a objetos mais duradouros, ainda que um pouco mais caros, isso porque, eles poderão ser utilizados todo ou alguns deles em anos seguintes.  Outro fator importante é o de estar atento quanto a qualidade dos produtos, principalmente, as luzes do pisca-pisca e outros objetos elétricos, uma vez que eles também podem interferi r na segurança do condomínio e de seu usuários, principalmente, as crianças.

3 – Hora da montagem

Para os condomínios que escolhem montar internamente, pode ser uma alternativa, envolver as crianças no processo e o mais indicado é que elas atuem sempre de ajudante de um adulto, assim o trabalho flui melhor.

4 –Alternativas

É cada vez mais comuns as decorações de Natal contar com peças e objetos recicláveis. Com boas ideias, facilmente  disponíveis nas redes sociais, e um pouco de habilidade é possível envolver os moradores.

Há alguns condomínios que decoram apenas as fachadas, sendo necessário a contratação de uma empresa especializada. Neste caso, também é preciso correr para que se torne viável, principalmente, porquê estes custos, geralmente, são elevados e precisam de aprovação caso não tenha sido especificado na previsão orçamentária.

 5 – Atenção a Segurança

• Os itens elétricos devem ter boa procedência e certificação do Inmetro;

• A instalação e proteção da fiação elétrica devem ser bem executadas, bem como, deve ser verificada da compatibilidade elétrica dos objetos e da rede elétrica.

• Atenção especial ao isolamento de fios;

• Não instale nada próximo à rede de pública de energia;

• É importante que o processo de instalação seja acompanhado por um morador ou profissional com conhecimento em segurança elétrica.

E a decorações de natal dos condôminos?

Dentro das suas unidades os condôminos têm todo o direito de fazer a decoração como desejam, mas é recomendável que o bom senso prevaleça nas decorações do hall de entrada e nas varandas.

Além de observar se o objeto de decoração pode causar algum risco, quando não houver um acordo de padronização, é recomendável fazer valer a máxima de que “menos é mais”, afinal, se todos os moradores do condomínio forem extravagantes em suas varandas, por exemplo, o resultado será uma fachada disforme.

Respeito e Tolerância

É sempre válido lembrar que condomínio é um lugar da diversidade. Há pessoas de diferentes origens, crenças e gostos que convivem em um mesmo espaço. Sendo assim, a decoração do vizinho pode não ser como você gostaria, mas se não trouxer perigo, seja tolerante, mantenha a calma e entre no clima sugerido pelo Natal.

Gostou do nossos artigo? Quem fica responsável pela decoração do seu condomínio? Já passou por alguma situação desagradável nesse sentido? Comente aqui para compartilharmos experiências!

Commentários (0)
Postar um comentário
Commentários (0)
Postar um comentário